Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
RAIO-X LEI 6.019/74
BLOG
CONTATO

Linguagem corporal durante entrevista de emprego

Home  >   Blog  >   Linguagem corporal durante entrevista de emprego

Um bom currículo é a principal porta de entrada para que um candidato seja considerado pela empresa. Mas esta é só a primeira etapa, pois a maneira como você se comporta, ou seja, a sua linguagem corporal durante a entrevista de emprego pode realmente interferir se você vai ficar com a vaga ou não.

Um estudo realizado pela empresa de recrutamento Robert Half, que entrevistou 300 gestores seniores de companhias dos Estados Unidos, concluiu que a linguagem corporal durante a entrevista de emprego pode influenciar negativamente na decisão de contratar ou não determinado colaborador.

Segundo a pesquisa, 30% dos candidatos causam impressões negativas nos empregadores, que mencionaram o contato visual e as expressões faciais como os sinais que mais reparam durante a seleção.

Ainda assim, não há motivo para preocupação: é possível adotar pequenas estratégias que irão fazer toda a diferença no momento da seleção e passar uma imagem profissional adequada para os recrutadores sem perder a espontaneidade. Confira nossas dicas.

Linguagem corporal durante entrevista de emprego: recrutador entrevistando candidato.

Cuidado com a linguagem corporal durante a entrevista de emprego

Como causar uma boa impressão

Ao se preparar para uma entrevista de emprego, é muito comum que os candidatos se preocupem com a apresentação, veja também nossas dicas para entrevista de emprego.

Vestir-se adequadamente e manter-se com uma boa aparência são medidas básicas a serem tomadas para causar uma boa impressão.

O que muitos acabam subestimando, porém, é a importância da postura física. A maneira de sentar-se, o aperto de mão, o sorriso: tudo isso são fatores que influenciam – e muito – a opinião que o recrutador irá formar a seu respeito enquanto profissional.

Por isso, listamos 7 pontos nos quais você deve prestar atenção para não descuidar da linguagem corporal durante a entrevista de emprego.

1. Sorriso

O sorriso é o cartão de visitas do candidato.

Embora haja pessoas mais sérias do que outras, durante uma entrevista de emprego é importante adotar uma expressão simpática e verdadeira, que irá demonstrar entusiasmo e receptividade.

2. Contato visual

Como adiantamos, o contato visual foi mencionado por recrutadores como um dos sinais em que eles mais prestam atenção enquanto realizam a entrevista.

Assim, é fundamental olhar o entrevistador nos olhos ao longo da conversa, demonstrando neutralidade, interesse e confiança.

No entanto, olhar fixamente o seu interlocutor pode passar uma imagem inquisitória e criar um clima constrangedor.

O ideal é se certificar de estar olhando diretamente para o rosto do recrutador ao responder as perguntas ou solucionar suas dúvidas.

3. Aperto de mão

Ao cumprimentar o entrevistador, espere que ele tome a iniciativa de apertar a sua mão. Certifique-se de devolver um aperto firme e de não prolongar o momento mais do que o tempo necessário.

Linguagem corporal durante entrevista de emprego: aperto de mãos do candidato e entrevistador.

Cuidado com as mãos suadas: elas podem passar a imagem de insegurança e descuido. A dica é lavar os pulsos com água fria alguns minutos antes da entrevista, para um aperto de mão adequado.

4. Cabeça erguida

Durante a entrevista, mantenha a cabeça sempre erguida. Não ao ponto de parecer arrogante, mas o suficiente para que você demonstre confiança e disposição.

Inclinar-se ligeiramente para a frente também pode passar ao recrutador a impressão de que você é uma pessoa atenta e interessada.

5. Postura

Ao sentar-se, certifique-se de assumir uma postura aprumada, mantendo os dois pés no chão de maneira natural, cuidando para não relaxar demais, nem transparecer rigidez.

Reaja de maneira discreta, sem movimentos bruscos demais, de modo a transparecer seu engajamento na conversa.

6. Mãos visíveis

Seja você uma pessoa que costuma gesticular ou não, durante uma entrevista de emprego os braços devem estar descruzados e as mãos sempre visíveis, sobre a mesa ou em seu colo.

Essa atitude passará uma imagem de tranquilidade, confiança e receptividade.

7. Naturalidade

Por mais que seja natural sentir ansiedade no dia da entrevista, é necessário se policiar para o nervosismo não aparecer por meio de atitudes negativas.

Balançar os pés e as pernas, mexer no celular, roer as unhas, brincar com acessórios ou morder a tampa de uma caneta, por exemplo, são comportamentos que causam má impressão e podem fazer com que você seja descartado.

O ideal é procurar agir com naturalidade, evitando atitudes forçadas ou que demonstrem insegurança e impaciência.

Causar uma boa impressão através da linguagem corporal durante uma entrevista de emprego não é uma tarefa complicada. Seguindo as dicas da New Company Empregos, você irá se destacar na seleção e alcançar a vaga dos seus sonhos. Aproveite e cadastre o seu currículo em nosso Portal do Candidato!

Links Sugeridos

Leia também as matérias abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de trabalho. Clique e confira: