Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company Google Plus Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
BLOG
CONTATO

Melhores dicas para entrevista de emprego

 >    >  

Fui convidado para uma entrevista de emprego. E agora?

Você preparou seu currículo seguindo nossas dicas sobre como turbinar um currículo. Cadastrou ele em nosso portal para as vagas que mais se encaixavam no seu perfil. Os profissionais de recrutamento e seleção receberam seu currículo, gostaram da sua trajetória profissional e querem conhecer você pessoalmente ou bater um papo via Skype porque, talvez, tenham a oportunidade ideal a lhe oferecer. Sim, você conseguiu uma entrevista de emprego, mesmo com todas as dificuldades e complicações atuais da nossa economia, feito relevante e de extremo valor em tempos tão competitivos.

Agora o desafio é um pouco mais dinâmico: conhecer e conversar com o recrutador, a fim de que ele mantenha a percepção positiva inicial também com a entrevista de emprego, aproximando você ainda mais da chance em retomar seu tão desejado lugar no mercado de trabalho.

Contudo, a primeira coisa que o candidato precisa ter ciência é que expor de forma mais específica qualidades e argumentos voltados para convencer o recrutador que você é a pessoa certa não é o bastante e menos ainda o carro-chefe dessa fase. A preparação para a entrevista de emprego vai muito além de conversar com o profissional de RH, pois ela exige do candidato conhecimento, organização, cuidados pessoais, disciplina e muita segurança.

Reunimos as melhores dicas para você obter um ótimo desempenho na próxima entrevista de emprego e conseguir a tão almejada recolocação profissional o quanto antes. Acompanhe a seguir.

Melhores dicas para entrevista de emprego

Recebeu o convite? Responda rapidamente e agradeça

É fundamental que o candidato responda com o máximo de rapidez o convite para uma entrevista de emprego, o que pode acontecer via e-mail, telefone, redes sociais ou presencialmente, dependendo da ocasião. Analise a situação, sempre agradeça o convite, responda o mais breve possível. Quanto mais rápido você se posiciona, melhor para você e para o recrutador, que poderá contar com você no processo e estará mais seguro sobre o seu interesse. Lembrando que você não precisa se estender e sim agradecer pela oportunidade, confirmar informações sobre a etapa, tais como local, horário, realização de testes, especificações da entrevista etc.

E fique sempre atento aos seus canais de comunicação disponíveis e evite, por exemplo, deixar o celular no modo silencioso ou modo avião, ou então deixar de conferir a sua caixa de spam eletrônico, principalmente em períodos posteriores ao cadastramento em vagas de trabalho ou envio de currículo. Como dizem, não dê chance para o azar ao dificultar a acessibilidade do recrutador até você e posterior retorno mediante o convite. Mas, caso aconteça de não atender uma ligação ou de encontrar um e-mail convocando-o para uma entrevista, retorne imediatamente, afinal, você não tem nada a perder, só a ganhar.

Pesquisa prévia: saiba o básico sobre a empresa que quer te conhecer

Este é um ponto que não pode ser ignorado por nenhum candidato, em nenhuma situação: conhecer os principais aspectos gerais da empresa referente à vaga oferecida. Com o advento da internet e demais tecnologias é muito fácil obter acesso às informações e referências de qualquer companhia, desde o histórico até portfólio de produtos, clientes que atende, notícias na mídia etc. Basta acessar suas redes sociais oficiais ou site.

Dando atenção e absorvendo o máximo de conteúdo pertinente você estará mais preparado para falar sobre o quanto aquela oportunidade de emprego está conectada com suas pretensões profissionais, valores e princípios, e de quebra mostra ao recrutador que seu interesse é de fato, real e centrado.

Com que roupa eu vou?

Supondo que você tenha um tempinho hábil entre o dia do convite e a data da entrevista, leve em consideração que sua aparência é um ponto importante no processo, por isso é recomendável vestir-se socialmente para a ocasião, evitando roupas pouco desconectadas com o seu objetivo, que não é outro além de causar uma boa impressão e ser contratado.

Programe-se e não deixe para cima da hora a escolha de roupa, sapato e bolsa para o momento. Faça isso antecipadamente para que tenha tempo de comprar ou pegar algo emprestado caso seja extremamente necessário e viável dentro da sua realidade. Em suma: se você tem uma linda calça social, aquele blusão ou camisa tão social quanto, sapatos e meias que não incomodarão até o trajeto ou que não vão comprometer sua apresentação e lembrou dias antes de renovar o corte de cabelo (essa última vale mais para os homens) então está tudo sob controle e dentro do que esperam encontrar em você.

Há uma série de argumentos onde procuram amenizar a questão da nossa aparência em entrevistas e processos seletivos, dando mais ênfase à nossa personalidade, postura e comunicação. Em partes é um pensamento coerente e justo, porém, não podemos deixar de lado que nosso corpo fala e junto com esse falar está nossa aparência e apresentação visual. No final é só uma questão de equilibrar o seu perfil com a mensagem de comprometimento, respeito ao ambiente profissional interno e foco que deseja transmitir ao recrutador.

Tempo é tudo. Seja pontual

A entrevista está marcada para 10h no Centro da cidade. Você terá que usar dois meios de transporte diferentes, ambos característicos de imprevistos e lotações. Não vá se prejudicar por tão pouco. Saia de casa cedo, evite se atrasar. Sem contar que o atraso denota falta de disciplina, responsabilidade e comprometimento, a analogia do atraso na entrevista de emprego é simples: se o candidato chega atrasado antes mesmo de ser contratado, o que garante ao recrutador que isso será uma prática comum no ambiente de trabalho, se vier a conseguir a vaga?

Fez tudo como deveria e ainda assim vai chegar dez minutos depois? Avise. Tente entrar em contato com o profissional de RH e informe que se atrasará, tenha essa sensibilidade e empatia. Deixar o recrutador esperando por você é inaceitável e temos certeza que você não buscou tanto tal oportunidade de se apresentar para isso. Certo? Então, programe-se para chegar, no mínimo, 15 minutos antes do horário previsto.

Deixe hábitos pouco convencionais em casa

Roer unhas? Nem pensar. Mexer várias vezes no cabelo? Também não. Celular ligado? Negativo. Responder mensagem de WhatsApp enviada pelo marido na hora da entrevista? Não mesmo. Síndrome das pernas inquietas ou braços cruzados? Evite. O candidato não pode levar para a sala de entrevista seus hábitos que não vão favorecer sua entrevista de emprego e significam que talvez ele não esteja com o controle emocional em dia.

Controle-se e se policie. Passe tranquilidade e segurança através de suas palavras e atitudes, pois a todo tempo o recrutador observa você. Focando nas perguntas e moderando o natural nervosismo você sai na frente já de início.

E já que falamos em celular...

Antes de entrar na sala para conversar com o recrutador, desligue, coloque na bolsa ou no bolso da calça e prossiga. Simples assim. Foco na oportunidade e no que o recrutador tem a dizer, nada mais.

Valorize suas experiências profissionais e resultados positivos

Procure mencionar situações em que o seu profissionalismo e talento se destacaram em todas as experiências profissionais que teve e como isso levou a empresa na qual estava a ter resultados positivos e de relevância. Não precisa narrar detalhadamente tudo, mas seja específico no que de fato favorece seu desempenho na entrevista. Dica: treine antes da entrevista como elencar sua caminhada profissional e destacar partes importantes. Vai ajudar bastante. Não se esqueça que o recrutador está interessado na sua personalidade e desenvoltura social sim, mas o que conta logo de cara é seu potencial para o cargo em questão. Tenha isso o tempo todo em mente e se sairá bem nas perguntas sobre sua trajetória profissional.

Não possui tanta experiência profissional? Fique tranquilo

É natural que candidatos sem muitas experiências profissionais no currículo cheguem na entrevista tomados pela insegurança de não terem muito o que dizer nesse aspecto, mas isso pode ser facilmente driblado a partir do momento em que o candidato cita experiências vividas na escola ou faculdade, bem como situações do cotidiano entre amigos e familiares, que possuem certa conexão com as atribuições do cargo. Exemplificando. Você está em busca do seu primeiro estágio ou emprego como engenheiro civil, logo, pode falar sobre trabalhos da faculdade que realizou ao longo do curso, experiências que levaram você a escolher tal profissão, a viagem que fez para conhecer de perto a cidade de Brasília, por exemplo, e o dia em que sua tia mais velha pediu um conselho sobre a obra que desejava fazer na sua casa de veraneio. Tudo isso conta, e muito, como informação positiva. Lembre-se disso e não se sabote quando perguntas nesse teor profissional chegarem.

Preste atenção nas perguntas do recrutador

O contato visual não é a única característica importante na entrevista de emprego, também é fundamental estar atento ao recrutador e as perguntas realizadas por ele. Quanto mais observador e ouvinte você for, com mais clareza, segurança e proximidade vai conseguir se expressar e dizer o que será perguntado, de maneira que o recrutador dará continuidade à entrevista com igual reciprocidade.

Candidato, em hipótese alguma minta

Ainda que pareça clichê destacar esse conselho, saiba que mentir em entrevistas de emprego é mais comum do que se possa imaginar, contudo, é um verdadeiro tiro no pé que o candidato dá na sua tão sonhada chance de voltar ao mercado de trabalho. Não importa a pergunta, seja sincero e evite mentiras, pois o recrutador é, na maioria das vezes, um profissional do ramo da psicologia que é capaz de identificar quando uma pessoa está faltando com a verdade ou fugindo um pouco da realidade.

Ao término da entrevista, menos é mais

Nada de abraços e beijos na despedida. Seja educado, agradeça e aperte firme a mão do profissional que o entrevistou. Não tem mistério e agora só cabe aguardar o feedback e torcer para dar tudo como você espera.

Achou que era só responder as perguntas, não é mesmo? Mas, não, a entrevista de emprego começa muito antes do encontro com o recrutador e todo candidato precisa levar a sério a oportunidade única de causar uma primeira boa impressão.

Seguindo os conselhos da New Company Empregos, uma das mais respeitadas e reconhecidas empresas quando o assunto é recrutar e selecionar profissionais qualificados e determinados para as melhores vagas de Guarulhos e região, temos certeza que a sua próxima entrevista de emprego vai trazer para sua trajetória profissional os resultados que você merece e deseja.

E aí? Já acessou o nosso portal hoje e cadastrou o seu currículo? Quem sabe não existe um recrutador desejando que você envie seu currículo para viabilizar aquela entrevista de emprego que pode mudar, para melhor, a sua vida?

Cadastre-se e não fique apenas aguardando as oportunidades chegarem até você.

Crie todas elas agora mesmo. O mercado de trabalho não perde por esperar.