Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
RAIO-X LEI 6.019/74
BLOG
CONTATO

Como fazer um Plano de Carreira

Home  >   Blog  >   Como fazer um Plano de Carreira

A ferramenta que pode mudar a sua trajetória profissional

Quantas vezes você já parou para pensar quais são os seus objetivos de carreira a longo prazo? E não apenas pensar, como também estruturar cada um deles para que se tornem um guia rumo ao sucesso e realização profissional? Afinal, qual é o seu plano de carreira? Você quer ganhar uma promoção no atual emprego? Quer ser reconhecido como um colaborador influente na empresa em que trabalha? Pretende fazer mais viagens profissionais? Gostaria de desenvolver projetos de grande porte? Tem vontade de trabalhar numa multinacional específica?

Bom... tantas perguntas podem confundir e até deixar você um pouco reflexivo, mas todas elas servem para você perceber que atingir objetivos junto à sua caminhada profissional não é uma tarefa meramente intuitiva. É preciso planejamento, estratégia e, principalmente, certeza do que quer para a sua carreira. Sem isso, você fica mais longe ainda de atingir seus ideais e de construir o perfil profissional que tanto busca e irá, de fato, repercutir positivamente na sua vida.

Definindo cada etapa da sua história profissional com precisão e segurança, você pontua para si mesmo, no presente, o que precisa fazer e como vai chegar ao seu objetivo, levando em consideração não só o destino como o tempo certo para chegar lá, na direção para a qual você pretende seguir e, com certeza, atingir a tão cobiçada realização profissional.

Como fazer um Plano de Carreira

Foco, organização, mapeamento da atual realidade: acompanhe o jeito mais simples de traçar seu plano de carreira e ficar próximo do sucesso com as dicas a seguir.

1. Olhar detalhadamente para a sua realidade

A primeira etapa do seu plano de carreira está pautada no presente: Como está a minha vida profissional hoje? Ela é do jeito que eu gostaria? Quais pontos me agradam? Quais incomodam? Qual é o meu propósito de vida? Essas são apenas algumas das muitas perguntas que você pode fazer a si mesmo para iniciar o processo de compreensão do seu estado atual, ou seja, tudo aquilo que você vive hoje e em quais aspectos – negativos e positivos – a sua realidade está enquadrada.

Agindo assim você consegue perceber de forma mais clara, sincera e objetiva como a sua vida profissional se encontra, fazendo reflexões pertinentes e convidando a sua mente para uma avaliação coesa e bastante sóbria que vai ser decisiva na construção do seu plano de carreira. A ordem do primeiro passo é: seja verdadeiro com você mesmo e mapeie sua realidade sem medo.

2. Refletir sobre cada um dos pontos mapeados

Mapeou tudo que você pensa quando o assunto é a sua vida atual no âmbito profissional e até pessoal, caso veja conexão direta com sua carreira? Então agora é hora de refletir e ponderar sobre quais aspectos fazem sentido para você, como eles estão hoje e quais precisam de modificação, de ajuste para que se encaixem na sua projeção futura de carreira.

Nessa imersão é comum que alguns sentimentos também acompanhem o processo, mas saiba que esta é a melhor forma de estruturar o seu plano, pois tudo começa de dentro para fora. Ainda que estejamos falando de vertentes profissionais, todo ser humano é munido de suas emoções e são elas que conduzem cada um de nós em nossas tomadas de decisão e resoluções. Portanto, reflita e sinta como quiser o impacto do mapeamento do seu estado atual. Vai fazer bem para você e total diferença no processo de construção do seu planejamento de carreira.

3. Pensar no futuro: onde você quer chegar?

Após refletir com total concentração e sinceridade sobre as atuais condições da sua vida profissional, colocando na balança todos os pontos que agradam e os que desagradam, sendo passíveis de alterações e adequações de acordo com o que você espera e almeja, você terá pela frente uma nova reflexão, porém, voltada para o seu futuro: em qual posição ou condição profissional você deseja estar daqui a dois, quatro, seis, dez anos? Quais objetivos gostaria de atingir dentro do tempo que determinar para tal? O que precisa fazer para atingir tais objetivos sem que eles fujam do seu controle? Em qual patamar eu quero me encontrar daqui para frente?

Como fazer um Plano de Carreira: Pensando no futuro.

As perguntas você pode construir como melhor considerar, desde que elas tenham a perspectiva futura pautada em todos os objetivos que você irá definir, após reflexões, ponderações e segurança total de que tais pontos trabalhados nessa etapa do seu plano de carreira são pontos que conectam você aos seus propósitos profissionais. Uma vez ciente de tudo que reconsiderou, é hora de validar suas constatações, buscando as motivações que precisa para desenvolver o sentimento motivacional e assertivo que vai levá-lo a atingir cada objetivo traçado. Até porque de nada adianta avaliar para qual direção quer seguir se você ainda não tem certeza de que ela é seu verdadeiro desejo.

4. Definir metas para caminhar com mais facilidade

As metas são as tarefas e etapas que caminham lado a lado com os seus objetivos e a posterior consolidação deles. Com prazos determinados para serem atingidas, elas são parte fundamental no seu plano de carreira para que você não cometa o erro de focar no objetivo sem considerar as metas. Um não sobrevive sem o outro, mas a ordem de sucessão precisa ser respeitada: primeiro, metas; depois, objetivos.

Sabe aquele curso de inglês, com duração de 18 meses e que você ainda não fez? Ou aquele MBA em Finanças que vai agregar positivamente na promoção tão sonhada para daqui a um ano? Pois bem, ambos são metas, atividades com tempo determinado a serem concluídas e que trabalham favoravelmente junto ao que você pretende realizar dentro do seu plano de carreira.

Sem metas você fica mais distante do seu objetivo. Portanto, uma coisa de cada vez. Refletiu sobre suas pretensões futuras? Sim? Então é hora de traçar as metas em prol de cada uma dessas pretensões. Simples assim.

Como fazer um Plano de Carreira: Definir metas.

5. Investir para progredir

Até aqui você já: repensou seu estado atual, traçou seu estado desejado para o futuro e definiu suas respectivas metas para atingir seus objetivos, levando sempre em consideração que todos eles vão demandar tempo para serem atingidos e nada, pelo menos no senso prático, acontece de uma hora para outra. Mas, ainda falando de metas, é fato que elas exigem investimento, seja de tempo, conhecimento ou financeiro. Logo, você vai mapear qual tipo de investimento será feito para cada meta, bem como as circunstâncias sob as quais elas estarão.

Quanto custa o curso que vai complementar sua qualificação? Existem diversos cursos gratuitos na Internet, não é mais interessante pesquisar? E o workshop do profissional que é referência na sua área de atuação e pode trazer importantes referências das melhores práticas de atuação? E a troca de informações com aqueles colegas de trabalho que podem colaborar com suas metas?

Considerar não apenas as metas, como também quais esforços e atitudes serão tomados para executá-las dentro do seu plano de carreira permite que você siga seu próprio ritmo e não fique esperando tudo acontecer sem adotar a postura mais engajada para concretizar tudo proposto no seu plano de carreira. Para isso, contudo, busque ferramentas de autoconhecimento antes de qualquer coisa, pois elas vão ajudar você a harmonizar metas com a sua personalidade, evitando que a falta de disciplina e compromisso atrapalhem sua trajetória.

6. Pesquisar sobre a sua área nunca é demais

Toda profissão possui suas particularidades, preferências e pontos estratégicos. E se você ainda não buscou conhecer os da sua profissão, nós recomendamos que faça o quanto antes, pois através dessa identificação e conhecimento sobre como o mercado de atuação que você escolheu seguir se desenvolve e sobrevive, dentro e fora da esfera institucional, é possível descobrir quais pontos merecem potencialização e estão em alta nas tendências de mercado. Assim, você deixa de correr atrás para correr na frente dos seus concorrentes, não deixando nada a desejar e se apresentando como o profissional comprometido e atualizado que agrada qualquer empregadora.

7. Acompanhar e realizar: faça seu planejamento de carreira acontecer

Sabendo para onde você quer ir, com quais ferramentas chegará mais fácil até lá e em quanto tempo vai cruzar essa linha de chegada vai ficar tudo muito mais fácil, mas você precisa se comprometer, nunca esqueça disso. Encare cada um dos seus objetivos como pontos essenciais para a sua realização profissional, organizando todos eles de forma estratégica e voltada para a potencialização da sua carreira. Procrastinar tudo que planejou? Nem pensar. Abrace o seu plano de carreira tal qual abraça a pessoa que você mais estima na vida. Tenha amor ao que você quer conquistar na sua vida profissional e sinta-se plenamente capaz para chegar lá. O tempo ficou mais apertado? Surgiram imprevistos? Planeje tudo novamente, se for necessário, mas não conduza sua caminhada profissional de uma forma que o arrependimento poderá reverter oportunidades perdidas, metas esquecidas, posições desperdiçadas.

Como fazer um Plano de Carreira - Rapaz comemorando os objetivos alcançados

Mapeamento, consolidação de metas, definição de objetivos e... MUITA atitude, disciplina e tomada de decisão! Elaborar seu plano de carreira vai além de uma ferramenta estratégica, pois trata-se do compromisso que o profissional assume com ele mesmo, suas ambições mercadológicas e todos os objetivos que ele pretende alcançar num determinado prazo.

Avançar na sua trajetória profissional, evitando a estagnação comum se você olha o copo mais vazio do que cheio, é a última alternativa que você tem. Não deixe sempre para depois os passos que só você pode dar na direção da carreira dos sonhos, repleta de realizações e resultados positivos e que vão reiterar para o mercado de atuação que você é um exemplo a ser seguido.

A New Company acredita que os melhores profissionais são aqueles que alimentam diariamente seus sonhos e se empenham ao máximo para torná-los reais, transformando sua própria realidade no palco para brilhar e apresentar ao mundo corporativo suas qualidades, aptidões e diferenciais.

Quando tudo der certo e você conquistar tudo que sempre quis para sua vida profissional apenas não se esqueça: o sucesso só sorriu para você porque o comprometimento com tudo mapeado no seu plano de carreira trouxe exatamente o que você trabalhou para conquistar. Nem mais, nem menos.

E se você ficou com alguma dúvida é só entrar em contato com a gente. Nossa equipe está sempre disponível para oferecer a consultoria que você precisa para transformar suas dúvidas em certezas.

Acesse nosso site www.gruponewcompany.com.br, cadastre-se e mantenha-se sempre informado com a New!

Até a próxima matéria – ou, quem sabe, até a próxima entrevista de emprego? ;)

Links Sugeridos

Leia também as matérias abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de trabalho. Clique e confira: