Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
RAIO-X LEI 6.019/74
BLOG
CONTATO

Gestão de Pessoas: Gerir bem para gerir sempre!

Home  >   Blog  >   Gestão de Pessoas

Gente e Gestão

Falar de gestão de pessoas é falar das estratégias que todas as empresas devem aplicar para que o seu capital humano atinja todos os resultados que se espera dele, e tais estratégias começam lá no processo de seleção e contratação e se estendem até o dia a dia dos profissionais já inseridos na empresa, sabia?

E esse conjunto de habilidades, métodos e técnicas que visam administrar e deixar ainda mais potentes os times corporativos é fundamental para garantir o sucesso de qualquer empresa, afinal, o que seriam dos negócios sem as pessoas que estão por trás de cada setor, cada célula, cada equipe, cada ideia que alimenta o sonho empreendedor de alguém? Nada, não é verdade?

Se precisamos uns dos outros o tempo inteiro, e para as coisas mais comuns e corriqueiras, por que seria diferente com o crescimento e evolução de uma companhia, certo?

Não por acaso a relação entre líderes e liderados passou por significativas transformações e a imagem de um líder arrogante, exclusivamente exigente e autoritário já não é bem vista dentro das práticas de RH e dá lugar, cada vez mais, para as lideranças mais colaborativas, que aceitam a participação dos times para projetos, ideias, desafios e problemáticas ao mesmo passo que orientam, ensinam, acompanham e multiplicam outras lideranças a conduzir não apenas processos de cunho gerencial mas também equipes vencedoras, determinadas, unidas e proativas.

Contudo, tão importante quanto reconhecer o papel essencial das pessoas junto ao crescimento das empresas mercado afora é saber guiar tais profissionais da melhor forma possível, tanto no aspecto social como no aspecto humano e profissional.

Gestão de Pessoas: Coordenadora fazendo uma apresentação para os colegas de trabalho.

Cinco pilares para gestão de colaboradores

Atrair e reter os profissionais mais capacitados e alinhados com a cultura do seu negócio e suas pretensões comerciais é bom, mas mantê-los motivados e engajados com o seu sonho empreendedor que hoje é realidade pode ser ainda melhor.

Por isso, vamos descrever, a seguir, os 5 pilares indispensáveis para conduzir da melhor forma a gestão dos seus colaboradores.

1. Motivação

Diferente do que muitas pessoas pensam, a motivação é um elemento que começa a ser consolidado desde os primeiros contatos do colaborador com a empresa:

  • O site que ele acessa e as informações são práticas, acessíveis e claras;

  • A identificação do colaborador contratado com os princípios e valores da empresa;

  • O respeito que a empresa preza por ele durante todo o processo de seleção;

  • O feedback para qualquer profissional que tenha tentado determinada vaga, até mesmo os que não conseguiram.

Pensar que a motivação só precisa existir com o contrato assinadinho é bobagem, pois muitos talentos desistem de cargos promissores por questões como a discriminação no processo seletivo, a falta de retorno em tempo considerável, a falta de coerência no ambiente interno já de cara, nas primeiras vivências dentro da empresa entre outras.

Motivação é combustível para o homem em todos os aspectos da sua vida, o que não exclui o aspecto profissional. Você deve conhecer várias pessoas que hoje não estão felizes em seus empregos. Será que a causa não está na falta de motivação? Por isso que ela é um dos principais pilares em gestão de pessoas, porque sem a motivação até as tarefas mais simples se tornam verdadeiros suplícios na vida do funcionário.

Então, tenha sempre em mente que uma equipe de sucesso precisa ter elementos motivadores que a impulsione a correr atrás dos resultados mais positivos possíveis, afinal, a falta de motivação é reação em cadeia: basta um colaborador apresentar para os outros colegas suas insatisfações que os outros absorvem tal energia e começam a olhar o copo mais vazio do que cheio – e isso liderança nenhuma deseja ver em seus times, sem dúvida.

2. Comunicação

A gente pode parafrasear o Velho Guerreiro, Chacrinha que não estaremos mentindo: Quem não se comunica, se trumbica. Em gestão de pessoas funciona da mesma forma, já que a comunicação é fundamental para que as equipes se sintam à vontade para falar, conversar, dar sugestões, trazer pontos de melhoria e construir o trabalho de forma mais colaborativa e participativa, observando no seu gestor que ele está sempre disposto a te ouvir.

Sentindo-se livres para trocar informações uns com os outros vai crescer entre os profissionais liderados o sentimento de coragem e pertencimento, enquanto com um líder mais fechado e que não abre espaço para o diálogo vai ser notória a dificuldade para gerir o capital humano sem que problemas de relacionamento, de desempenho e de estrutura de equipes não apareçam. Deixar os liderados falar é deixar o progresso chegar ainda mais perto do seu setor.

3. Capacitação, treinamento, desenvolvimento e crescimento

Para que a gestão de pessoas funcione em todos os níveis a gente nunca pode esquecer que capacitar o nosso colaborador para que ele seja um profissional cada vez mais vitorioso e também se sinta acolhido e valorizado pela empresa, uma vez que ela vai além dos benefícios e expande sua parceria aos treinamentos, projetos de desenvolvimento, campanhas de reconhecimento interno, cursos e programas de evolução profissional (veja também nossa matéria sobre cursos gratuitos na Internet).

Estar, todos os dias, em um local que promove internamente a realização profissional e o reconhecimento interno é, sem dúvidas, um importante pilar em gestão de pessoas, pois todo colaborador que está munido de mais conhecimento e muito mais orgulhoso de si mesmo irá além das suas próprias pretensões.

4. Trabalho em equipe

Sabe aquele ditado popular ‘duas cabeças pensam melhor do que uma?’ Pois então, quando o assunto é trabalho em equipe a gente só precisa pensar não só em duas cabeças como em três, quatro, cinco... dez e quantas outras mais irão agregar positivamente nos resultados da sua equipe e também da empresa.

O trabalho em equipe jamais pode ser deixado de lado e precisa ser, diariamente, alimentado e nutrido dentro de qualquer corporação. Ter união e harmonia no time é bem melhor do que aquele ritmo de trabalho em que cada um faz o seu e o gestor precisa se desdobrar em mil para acompanhar cada um individualmente.

Através de eventos, almoços esporádicos e até mesmo uma reunião depois do expediente você consegue construir essa união que o trabalho em equipe sempre vai demandar para que as coisas sigam o caminho do sucesso. Lembre-se de que as pessoas passam mais tempo trabalhando do que com suas famílias e, assim sendo, vai ser muito desagradável conviver num ambiente pouco sociável.

5. Aprendizado, conhecimento e competências

Como falamos, a cultura e ambiente interno da empresa contam muito para que as pessoas se sintam realmente bem sendo colaboradores do local em questão, e para assegurar que o colaborador desfrute da segurança em estar em um ambiente de trabalho agradável e que ofereça qualidade de vida ele também precisa desenvolver o contato com seus pares em atividades, perfis e personalidade, e não falamos apenas dos pares humanos, dos colegas de trabalho, mas também dos pares em tarefas, demandas, projetos, atividades, valores, habilidades e competências.

Os testes de personalidade e perfil trazem para a gestão de pessoas o controle e mapeamento necessário para integrar times de acordo com tais características e evitar possíveis interpretações equivocadas sobre o perfil do profissional e o cargo ou setor no qual ele está atuando, e isso sem deixar de lado sua evolução de carreira (saiba mais em como fazer um plano de carreira) e pretensões enquanto parte do time.

Quer que sua empresa cresça?

Quer que sua empresa seja sinônimo de sucesso?

Quer que sua empresa figure a famosa e prestigiada lista do Great Place To Work de Melhores Empresas para Trabalhar?

Então o caminho a seguir está trilhado na gestão de pessoas, pois valorizar o capital humano é o grande e intenso segredo para promover resultados rápidos, satisfatórios e efetivos dentro de qualquer organização.

Gestão de Pessoas: Equipe discutindo a gestão dos colaboradores.

Sabendo disso, a New Company traz, em 2019, uma novidade especial em seu portifólio de serviços: Desempenho Empresarial – Gestão de Capital Humano. Orientando suas lideranças e oferecendo esses e muitos outros conceitos e instruções indispensáveis para a expansão e desempenho positivo dos seus colaboradores, bem como apresentando o uso de ferramentas em capacitação e competências individuais ele vai ajudar você a construir o cenário ideal para que o seu ambiente de trabalho traduza qualidade de vida, resultado, confiança, prestígio e eficiência.

Entre em contato e saiba mais detalhes. Nossa evolução e aprimoramento no mercado de Gente e Gestão tem como principal motivador otimizar o dia a dia de sua empresa.

Seja NEW você também.

Links Sugeridos

Leia também as matérias abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de trabalho. Clique e confira: