Cinco pilares para gestão de colaboradores
Atrair e reter os profissionais mais capacitados e alinhados com a cultura do seu negócio e suas pretensões comerciais é bom, mas mantê-los motivados e engajados com o seu sonho empreendedor que hoje é realidade pode ser ainda melhor.
Por isso, vamos descrever, a seguir, os 5 pilares indispensáveis para conduzir da melhor forma a gestão dos seus colaboradores.
1. Motivação
Diferente do que muitas pessoas pensam, a motivação é um elemento que começa a ser consolidado desde os primeiros contatos do colaborador com a empresa:
- O site que ele acessa e as informações são práticas, acessíveis e claras;
- A identificação do colaborador contratado com os princípios e valores da empresa;
- O respeito que a empresa preza por ele durante todo o processo de seleção;
- O feedback para qualquer profissional que tenha tentado determinada vaga, até mesmo os que não conseguiram.
Pensar que a motivação só precisa existir com o contrato assinadinho é bobagem, pois muitos talentos desistem de cargos promissores por questões como a discriminação no processo seletivo, a falta de retorno em tempo considerável, a falta de coerência no ambiente interno já de cara, nas primeiras vivências dentro da empresa entre outras.
Motivação é combustível para o homem em todos os aspectos da sua vida, o que não exclui o aspecto profissional. Você deve conhecer várias pessoas que hoje não estão felizes em seus empregos. Será que a causa não está na falta de motivação? Por isso que ela é um dos principais pilares em gestão de pessoas, porque sem a motivação até as tarefas mais simples se tornam verdadeiros suplícios na vida do funcionário.
Então, tenha sempre em mente que uma equipe de sucesso precisa ter elementos motivadores que a impulsione a correr atrás dos resultados mais positivos possíveis, afinal, a falta de motivação é reação em cadeia: basta um colaborador apresentar para os outros colegas suas insatisfações que os outros absorvem tal energia e começam a olhar o copo mais vazio do que cheio – e isso liderança nenhuma deseja ver em seus times, sem dúvida.
2. Comunicação
A gente pode parafrasear o Velho Guerreiro, Chacrinha que não estaremos mentindo: Quem não se comunica, se trumbica. Em gestão de pessoas funciona da mesma forma, já que a comunicação é fundamental para que as equipes se sintam à vontade para falar, conversar, dar sugestões, trazer pontos de melhoria e construir o trabalho de forma mais colaborativa e participativa, observando no seu gestor que ele está sempre disposto a te ouvir.
Sentindo-se livres para trocar informações uns com os outros vai crescer entre os profissionais liderados o sentimento de coragem e pertencimento, enquanto com um líder mais fechado e que não abre espaço para o diálogo vai ser notória a dificuldade para gerir o capital humano sem que problemas de relacionamento, de desempenho e de estrutura de equipes não apareçam. Deixar os liderados falar é deixar o progresso chegar ainda mais perto do seu setor.
3. Capacitação, treinamento, desenvolvimento e crescimento
Para que a gestão de pessoas funcione em todos os níveis a gente nunca pode esquecer que capacitar o nosso colaborador para que ele seja um profissional cada vez mais vitorioso e também se sinta acolhido e valorizado pela empresa, uma vez que ela vai além dos benefícios e expande sua parceria aos treinamentos, projetos de desenvolvimento, campanhas de reconhecimento interno, cursos e programas de evolução profissional (veja também nossa matéria sobre cursos gratuitos na Internet).
Estar, todos os dias, em um local que promove internamente a realização profissional e o reconhecimento interno é, sem dúvidas, um importante pilar em gestão de pessoas, pois todo colaborador que está munido de mais conhecimento e muito mais orgulhoso de si mesmo irá além das suas próprias pretensões.
4. Trabalho em equipe
Sabe aquele ditado popular ‘duas cabeças pensam melhor do que uma?’ Pois então, quando o assunto é trabalho em equipe a gente só precisa pensar não só em duas cabeças como em três, quatro, cinco... dez e quantas outras mais irão agregar positivamente nos resultados da sua equipe e também da empresa.
O trabalho em equipe jamais pode ser deixado de lado e precisa ser, diariamente, alimentado e nutrido dentro de qualquer corporação. Ter união e harmonia no time é bem melhor do que aquele ritmo de trabalho em que cada um faz o seu e o gestor precisa se desdobrar em mil para acompanhar cada um individualmente.
Através de eventos, almoços esporádicos e até mesmo uma reunião depois do expediente você consegue construir essa união que o trabalho em equipe sempre vai demandar para que as coisas sigam o caminho do sucesso. Lembre-se de que as pessoas passam mais tempo trabalhando do que com suas famílias e, assim sendo, vai ser muito desagradável conviver num ambiente pouco sociável.
5. Aprendizado, conhecimento e competências
Como falamos, a cultura e ambiente interno da empresa contam muito para que as pessoas se sintam realmente bem sendo colaboradores do local em questão, e para assegurar que o colaborador desfrute da segurança em estar em um ambiente de trabalho agradável e que ofereça qualidade de vida ele também precisa desenvolver o contato com seus pares em atividades, perfis e personalidade, e não falamos apenas dos pares humanos, dos colegas de trabalho, mas também dos pares em tarefas, demandas, projetos, atividades, valores, habilidades e competências.
Os testes de personalidade e perfil trazem para a gestão de pessoas o controle e mapeamento necessário para integrar times de acordo com tais características e evitar possíveis interpretações equivocadas sobre o perfil do profissional e o cargo ou setor no qual ele está atuando, e isso sem deixar de lado sua evolução de carreira (saiba mais em como fazer um plano de carreira)
e pretensões enquanto parte do time.