Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
RAIO-X LEI 6.019/74
BLOG
CONTATO

Limpeza empresarial

Home  >   Blog  >   Limpeza empresarial

Uma empresa é um local onde convivem e por onde circulam muitas pessoas. Portanto, manter a limpeza empresarial em dia é fundamental para evitar transtornos inesperados e garantir a saúde e o bem-estar de funcionários e visitantes.

A higienização regular não só causa uma boa impressão estética, como também previne o desgaste precoce de móveis, instalações e equipamentos, além de evitar um acúmulo desagradável de sujeira e a transmissão de doenças. Mas como definir a periodicidade da limpeza empresarial?

Neste artigo, você vai entender o que levar em consideração para elaborar um cronograma de limpeza eficiente em sua empresa. Confira!

Checklist da limpeza empresarial

Ao planejar o sistema de limpeza corporativa, é necessário analisar e definir alguns pontos específicos, como:

  • A atividade realizada pela empresa;
  • Quantidade de pessoas que trabalham na empresa;
  • As áreas que devem ser limpas;
  • Os procedimentos de limpeza que serão empregados;
  • Equipamentos, materiais e produtos que serão ser utilizados;
  • A equipe responsável;
  • O tempo necessário para a execução da limpeza;
  • A frequência de cada tipo de limpeza empregada.
Limpeza empresarial: profissional realizando a limpeza do piso.

Assim, é possível ter clareza quanto aos investimentos que serão necessários para a elaboração de um calendário adequado à realidade da companhia.

Em seguida, deve-se determinar os tipos de serviços de limpeza que serão empregados. Listamos os três principais:

  • Limpeza geral: que deve ser feita nas áreas compartilhadas por um grande número de pessoas, como elevadores, banheiros, vestiários, hall de entrada, garagens, corredores, etc.;
  • Limpeza para conservação: limpeza que tem o objetivo de manter a salubridade do local;
  • Limpeza para manutenção: limpeza pesada, que garante a saúde e a segurança dos frequentadores do imóvel, como lavagem das fachadas, dedetização, entre outros.

Elaborando um cronograma de limpeza empresarial

Definidas as demandas de limpeza da organização, é hora de planejar o cronograma. A periodicidade irá depender da finalidade da higienização empregada. Veja o que deve ser considerado:

Limpeza geral

Na maioria dos casos, a limpeza geral deve ser feita diariamente.

Limpeza empresarial: salão de um hotel.

Para a elaboração do calendário, é necessário analisar a quantidade de profissionais de limpeza disponíveis e definir uma escala de trabalho, que deve estar fixada em local visível, facilitando o acompanhamento.

Limpeza específica

Para a definição de um cronograma de limpeza específica, ou seja, de uma faxina mais pesada em toda a área da empresa, deve-se analisar a frequência e o modo de utilização de cada local, além da quantidade e do tipo de sujeira acumulada.

O ideal é que os calendários de limpeza diária e limpeza específica sejam feitos anualmente, indicando mês a mês as áreas que serão higienizadas e as tarefas que devem ser feitas diariamente.

Isso irá garantir uma melhor utilização dos recursos da empresa e maior eficiência no processo de higienização.

Mantenha atenção aos horários

Ao definir a periodicidade da limpeza empresarial, é fundamental levar em consideração a rotina da empresa, a fim de não causar contratempos e interferir na produtividade.

Assim, mantenha atenção aos horários de maior circulação de pessoas em determinadas áreas, evitando escalar a equipe de limpeza durante esses períodos.

Essa medida também tem a vantagem de agilizar o serviço, uma vez que há menos risco de interrupção.

Invista em equipes qualificadas

Planejar o calendário de higienização não é tudo: para uma limpeza realmente eficiente, a escolha da equipe faz toda a diferença.

Consultórios, escritórios e pequenas organizações muitas vezes recorrem a serviços amadores de faxina que, ainda que não sejam recomendáveis, atendem à demanda de forma satisfatória.

Nesses casos, cabe ao gestor oferecer treinamento aos seus colaboradores, delegar, acompanhar e supervisionar as tarefas de limpeza, assegurando a excelência dos trabalhos prestados.

Empresas maiores devem sempre investir em equipes mais qualificadas. Isso porque os profissionais estarão capacitados a atender exigências legais e sanitárias e seguir orientações rigorosas para medidas como manutenção e conservação adequada de ambientes, assim como a identificação de produtos, utensílios e equipamentos mais adequados.

Por isso, em ambos os casos, é recomendável contratar empresas especializadas em limpeza, que irão garantir um serviço adequado às normas e padrões específicos para cada companhia, tipo de atividade e porte, dando maior tranquilidade ao gestor e melhor eficiência dos serviços.

Aqui apresentamos algumas orientações gerais que devem ser levadas em conta ao definir a periodicidade da limpeza empresarial. No entanto, cada companhia tem as suas próprias características, que devem ser levadas em consideração no momento do planejamento do calendário.

Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato com a Mega Limpa! Teremos o maior prazer em encontrar a solução certa para a necessidade da sua empresa.

Links Sugeridos

Leia também as matérias abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de trabalho. Clique e confira: