Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
EVENTOS
BLOG
CONTATO

A importância da limpeza industrial

Home  >   Blog  >   A importância da limpeza industrial

A limpeza industrial é um elemento fundamental na gestão de qualquer empresa. Ela que permite conservar um ambiente saudável para os funcionários, evita o desgaste prematuro dos equipamentos, mantém a organização e causa uma boa impressão nos clientes e fornecedores, além de ser um item importante em certificações específicas da empresa, dependendo do seu ramo de atividade.

Assim, diversas organizações investem na limpeza industrial de suas dependências, entendendo que os custos de não a realizar regularmente podem acarretar consequências graves, desde um impacto negativo na imagem da marca à proliferação de doenças, ou ainda na perda de certificados.

O desafio, então, está em conciliar a necessidade de higienização corporativa com a otimização dos recursos, sem prejudicar a eficiência e a produtividade do ambiente de trabalho.

Neste artigo, iremos discorrer sobre a importância da limpeza industrial e mostrar os principais pontos a serem considerados quando o assunto é higiene e redução eficiente dos gastos. Confira:

A importância da limpeza industrial: profissional esfregando o chão.

Por que investir em limpeza industrial?

Como sabemos, um ambiente de trabalho salubre significa maior qualidade de vida para os colaboradores e uma imagem respeitável para a empresa, como uma organização que se preocupa com a saúde e a higiene.

Além disso, a higienização permite que o patrimônio empresarial se mantenha conservado por mais tempo. Dessa maneira, a atividade deve ser encarada como parte da manutenção de rotina, uma vez que é de extrema importância.

Como reduzir custos investindo em limpeza industrial?

Embora cada companhia tenha necessidades específicas de limpeza de acordo com as suas atividades, há práticas e investimentos em comum que devem fazer parte do planejamento de todo gestor.

Uma das primeiras medidas a ser tomada é a centralização do comando do setor de limpeza. Mesmo em empresas pequenas, é importante que haja um responsável capaz de organizar a tarefa, através de práticas como:

  • Mapeamento do espaço da empresa;
  • Identificação de áreas visíveis que sujam com facilidade;
  • Escalação de equipes de limpeza;
  • Escolha de equipamentos e produtos adequados.

O gestor da empresa ou do setor responsável deve ter em mente que é sua responsabilidade prezar pela eficiência e organização da limpeza empresarial, jamais delegando aos seus colaboradores a tomada de decisão a respeito do assunto.

Que pontos considerar para uma limpeza industrial eficiente?

Investir em produtos/equipamentos de limpeza e contratar profissionais capacitados e bem treinados são dois elementos-chave na utilização eficiente de recursos. Afinal, negligenciar algum deles pode ocasionar gastos futuros desnecessários. Entenda os motivos:

A importância da limpeza industrial: homem limpando o chão de um centro automotivo.

Produtos de limpeza

Empresas utilizam grandes quantidades de produtos químicos em seu dia a dia. O investimento em material adequado para cada tipo de higienização e cada tipo de superfície, bem como a utilização de equipamentos especializados para limpezas leves e pesadas, ajuda muito na redução de despesas.

Equipe treinada e bem equipada

A contratação de profissionais bem treinados é sinônimo de resultados eficazes. Uma equipe de serviços de limpeza capacitada sabe como fazer a higienização adequada de ambientes, conhece a legislação vigente, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade, e torna a higienização mais ágil.

Além disso, é essencial que o time esteja bem equipado com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Essa medida reduz os riscos da exposição contínua a agentes químicos pesados.

Equipamentos de limpeza

Além dos produtos e materiais de proteção corretos, o investimento em aparelhos e maquinários próprios para limpeza são essenciais. Com alta eficiência, eles diminuem gastos desnecessários e ainda permitem uma economia de insumos.

A água, por exemplo, é um recurso amplamente utilizado na higienização de ambientes. Com equipamentos adequados, é possível utilizar menos água e ainda alcançar os mesmos resultados do trabalho manual.

Outra medida é a instalação de coletores de água pluvial, que pode ser utilizada na limpeza.

Descarte consciente

Vale a pena investir em coletores de lixo reciclável e conscientizar os funcionários a aderirem à prática, através de panfletos, cartazes e palestras, entre outras ações de incentivo.

Como vimos, aplicar a prática regular de higienização promove benefícios relevantes para a imagem da companhia, o bem-estar de seus funcionários e a otimização dos recursos.

Agora que você entendeu mais sobre a importância da limpeza industrial, entre em contato com a Mega Limpa e contrate um serviço especializado para a sua empresa e terceirize as soluções em limpeza.

Links Sugeridos

Leia também as matérias abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de trabalho. Clique e confira: