Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
RAIO-X LEI 6.019/74
BLOG
CONTATO

Como se manter motivado na busca por emprego

Home  >   Blog  >   Como se manter motivado na busca por emprego

Trabalhando a autoestima

Estar desempregado é como segurar uma lâmina de dois fios, de um lado a pessoa é cortada pelo prejuízo de não estar trabalhando e, do outro, ferida emocionalmente por não se sentir capaz de arrumar um novo trabalho.

É neste exato momento que é preciso saber como se manter motivado, pois a força de vontade nessas situações é uma aliada mais forte até que suas qualificações profissionais.

É muito comum pensarmos quando estamos desempregados que a via sacra para se reinserir no mercado de trabalho não tem fim. Dias, meses e em muitos casos até anos se passam e um novo trabalho não é encontrado. Como se manter motivado diante desse cenário?

Além disso, quanto mais o tempo passa, menor fica a autoestima e maiores os desafios para conquistar um novo emprego. Muitas vezes o mercado não é justo e as empresas sempre procuram por profissionais em atuação e/ou com bastante experiência. Os que já estão há um tempo sem trabalhar acabam ficando mais e mais distantes do mundo corporativo.

Como se manter motivado na busca por emprego: mulher sendo entrevistada.

No entanto, nem tudo está perdido para você que ainda não conseguiu um novo trabalho. Neste post, você aprenderá a lidar com essa situação e como se manter motivado para se reingressar no mercado. Confira!

Como se manter motivado: encontrar um novo emprego é difícil, não impossível

Conseguir um novo emprego de acordo com suas expectativas é um grande desafio e, do modo como a economia do país se encontra, em conjunto com o alto índice de desemprego, muitas vezes é comum que o profissional aceite a primeira oferta que aparecer.

Por isso, é fundamental se manter motivado e focado para encontrar o caminho certo de um novo trabalho, principalmente se você pretende exercer uma função específica, ou seja, não está apto a agarrar qualquer coisa.

Se desprenda do passado, entenda o presente e foque no seu futuro

Como as nossas avós sempre nos disseram, não se deve chorar pelo leite derramado. Tire seus pensamentos de derrota por ter perdido o emprego, isso já aconteceu e se lamentar não resolverá seu problema. Esse é um dos maiores obstáculos na hora de se manter motivado.

Analise com calma a sua situação para entender onde está errando, como estão suas qualificações e, após isso, defina um caminho a ser seguido no futuro, metas e objetivos profissionais e comece agora mesmo a se “equipar” com as suas habilidades e um currículo muito bem feito, se você está com dúvidas para montá-lo, acesse nossas dicas poderosas para turbinar o currículo e crie o seu.

Trabalhando sua mente com essa nova forma de pensar, a sua autoestima começará a aumentar, pois o que você realmente procura/precisa já estará definido.

Dê atenção ao que está dentro de suas possibilidades

Quando muito tempo se passa na busca por um novo emprego, é comum que a pessoa se sinta incapaz, sem energias para se levantar e encarar mais um dia na procura por um trabalho. Não se prenda nessa situação. Por maior que seja sua vontade de trabalhar, não depende só de você. Não se culpe por isso, nem tudo está sob o seu controle.

Como se manter motivado na busca por emprego: mulher limpando uma porta de vidro.

É preciso entender a sua situação e buscar alternativas que estejam ao seu alcance para aprimorar o seu currículo. Existe uma série de cursos online (muitos até gratuitos) que podem dar um upgrade em suas habilidades, palestras que estimulam o networking e, é claro, os amigos que podem te dar dicas ou facilitar sua entrada em alguma empresa.

Utilize seus recursos, explore a internet na busca de vagas e desenvolvimento profissional, trabalhe seu mindset (sua mentalidade, intelectualidade), conte com a ajuda de outras pessoas e maximize as possibilidades de encontrar um emprego.

Por mais que seja árdua e cansativa essa tarefa, é preciso ter calma para não deixar que a ansiedade tome conta e você perca o controle da situação.

Além de tudo o que foi citado durante este artigo, é muito importante, durante a jornada para um novo emprego, pensar e agir com positividade. Negativar a situação é um caminho sem volta, quanto mais você se indigna com a sua realidade, mais difícil fica de mudá-la. Por isso, mantenha-se empenhado e dedique-se com uma rotina regrada de estudos, na busca por vagas online e no envio de currículos.

E então, gostou de refletir como se manter motivado? Para descobrir mais dicas de assuntos profissionais e do mercado de trabalho, continue no blog!

Links Sugeridos

Leia também as matérias abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de trabalho. Clique e confira: