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Como montar um bom perfil no LinkedIn

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Orientações para turbinar o seu perfil

Se você ainda não ouviu falar do LinkedIn saiba que precisa se atualizar com urgência, viu? A plataforma é, simplesmente, a mais acessada do planeta quando o assunto é mercado de trabalho, networking profissional, vagas e oportunidades de carreira. Não limitado apenas ao caráter de rede social, o LinkedIn é uma plataforma global que conecta você também ao mercado de trabalho e aos recrutadores que estão à procura de candidatos disponíveis para contratações nas mais diversas esferas – efetivas, temporárias, terceirização, freelancer etc.

Com a função de representar uma versão online do seu currículo, na qual qualquer pessoa pode descobrir detalhes sobre sua trajetória e se interessar em saber ainda mais ao ponto de convidar você para uma entrevista, pedir seu telefone de contato para propostas e movimentar sua carreira através do contato com profissionais dos mais diversos níveis e especializações, o LinkedIn é uma das comunidades digitais mais populares do mundo e oferece uma série de oportunidades que nenhuma outra rede pode oferecer, até então.

E ter um perfil alinhado com todas as orientações que vamos compartilhar nesta matéria, aproveitando ao máximo todas as experiências que a plataforma pode proporcionar, vai ajudar você a fazer desta ferramenta um potente aliado na tão sonhada recolocação profissional ou até mesmo naquele upgrade de carreira mais do que merecido. Confira.

Como montar um bom perfil no LinkedIn

Foto sim, foto sempre!

O seu perfil profissional não pode, em hipótese nenhuma, ficar sem foto. Perfis sem foto não são tão atrativos ou acessados quanto os perfis que possuem foto. A própria plataforma já divulgou que perfis com foto são 14 vezes mais vistos se comparados com os perfis sem fotos. Além disso, não colocar uma foto na rede implica a sensação de desleixo ou descaso, como se fosse só mais uma rede social. Os próprios responsáveis pelo LinkedIn recomendam que os perfis tenham fotos para que não sejam classificados como perfis fakes, desativados e pouco movimentados.

Mas, calma: nem toda foto é adequada.

É isso mesmo: muita atenção porque as fotos da viagem no final de ano em família não combinam nem um pouco com a rede profissional em pauta, menos ainda imagens que colocam em exposição seu lado mais descontraído, íntimo e à vontade: fotos usando bonés, biquínis, óculos escuros, maquiagem de festa, consumindo bebidas, acompanhando várias pessoas e por aí vai. Deixe as fotos do Instagram e do Facebook por lá mesmo, e para o LinkedIn opte por imagens que apresentem um lado mais neutro da sua personalidade, levando sempre em consideração sua vestimenta: em resumo, seu visual também vai contar muito.

Vale sorrir na foto? Claro que sim, simpatia conta muito em uma foto de perfil no LinkedIn. O que não vale é descuidar da qualidade que a foto precisa para ajudar o seu perfil a tornar-se uma página que desperte na comunidade digital o interesse e reitere sua credibilidade. Se puder e para facilitar ainda mais, contrate um fotógrafo profissional e faça uma foto especificamente voltada para a promoção da sua imagem junto ao mercado. Mas se ficar complicado basta escolher a imagem que mais se aproxima das premissas que colocamos aqui.

Como montar um bom perfil no LinkedIn - Uso de fotos

Perfil qualificado é perfil 100% preenchido.

Depois de escolher a foto adequada você precisa preencher os campos presentes no perfil, tais como descrição, experiências profissionais, formação acadêmica e especializações. É fundamental não deixar nenhum campo em branco, pois qualquer desvantagem nesse sentido vai fazer total diferença, já que estamos falando de uma rede social repleta de profissionais tão bons e qualificados quanto você. Além disso, não são informações tão complexas para você não incluir por lá e elas certamente vão favorecer você na hora de ser avaliado por um profissional. Quanto mais completo o seu perfil, melhor para você. Lembre-se disso!

Na hora de preencher, muito cuidado.

Preste bastante atenção em como você vai compartilhar as informações no seu perfil. Detalhes valiosos como escrever sem erros de português, evitar palavras repetidas, não usar, de jeito nenhum, palavrões, explorar palavras de impacto e ser mais objetivo nas descrições de cargos anteriores vai contar positivamente na análise do seu perfil no LinkedIn. Também é recomendável destacar, em cada experiência de trabalho citada na sua página, pelo menos dois projetos ou momentos importantes durante o exercício do cargo. Dessa forma você já deixa uma prévia aos recrutadores de como foram essas vivências profissionais e o quão relevante você foi durante sua atuação.

Descrição da profissão: seja objetivo.

Um dos conselhos mais importantes para ter um perfil incrível no LinkedIn está numa das etapas mais simples por lá: definir a descrição da sua profissão. Aqui não há mistério, basta usar palavras que são pertinentes para a sua área. Por exemplo, se você é administrador de empresas, defina a sua profissão como administrador, que é a palavra-chave para recrutadores ao buscarem profissionais referentes à área. Ou então, se você ainda não começou no mercado de trabalho e pretende usar o perfil para ampliar seu começo na vida profissional, defina sua profissão como estudante, que é a palavra-chave para estágios e programas como o jovem-aprendiz.

Há, também, a possibilidade de ser mais ousado e descrever sua profissão como se ela fosse um slogan da sua trajetória e fase atual de carreira. Ainda usando como base a profissão de administrador, vamos exemplificar: “Administro finanças e construo resultados positivos”. Neste caso, o ideal é explorar esse viés mais criativo para sintetizar sua profissão, mas a gente sugere optar pelo modelo tradicional que ele não tem erro. Está certo?

Perfil público, afinal, você quer visibilidade.

Não hesite em deixar seu perfil público, pois apenas os perfis públicos aparecem nos resultados de pesquisa com mais efetividade, sem falar que os perfis privados não permitem acesso ao conteúdo para quem não é seu amigo de rede. Ou seja: o recrutador pode até te encontrar, mas não terá acesso à todas as informações da sua página, o que certamente pode implicar numa desistência de contato. Se você não deixar o seu perfil público, o mais próximo de ser notado será através do acesso ao seu perfil por meio de conexões, comentários ou posts, mas raramente pela pesquisa geral da plataforma. Ao terminar de preencher, verifique nas configurações e preferências se ele está público ou não. Caso não esteja, mude e confirme a atualização. É bem simples e intuitivo, não tem erro.

Como montar um bom perfil no LinkedIn - 100% Preenchido

É voluntário? Ótimo!

Contar no seu perfil do LinkedIn que participa de atividades voluntárias eleva seu patamar e demonstra para a comunidade digital da rede que é uma pessoa proativa, prestativa e empática. Conta de forma tão positiva que a própria plataforma tem um campo específico para você descrever suas atividades voluntárias. É gol de placa na certa!

Url: personalizar para se destacar.

Personalizar a URL – aquele endereço que você usa para enviar o link do seu perfil para alguém ou disponibilizar em algum lugar – é importante não só no LinkedIn como em qualquer rede social. Vai te favorecer nos mecanismos de pesquisa e encurtar o endereço. A edição é feita da seguinte forma: ao lado da URL que o LinkedIn define automaticamente, selecione o ícone de ajuste. Ele fica abaixo da sua foto, mas como a plataforma muda seu layout frequentemente ele pode mudar de lugar. Então, vale a dica de prestar atenção. Você pode colocar o seu nome e uma palavra que tenha conexão com sua profissão. Exemplo: pedrocastroengenharia. Mas não é proibido arriscar um pouco mais e usar palavras de efeito e explorar sua criatividade – dentro da sensatez, claro.

Interação: você está lá para isso!

Criar sua página no LinkedIn, deixar o conteúdo totalmente alinhado com as premissas e preferências do mercado e não interagir com sua rede de amigos é total perda de tempo e de oportunidades. Pode não parecer, mas o LinkedIn é uma das redes sociais mais convidativas para surgimento de parcerias e novos contatos. Lá você consegue a atenção de grandes executivos, empreendedores renomados e profissionais gabaritados que vão adorar bater um papo e trocar ideias com você. Não se acanhe e interaja sempre que puder. Perca o receio e compartilhe com seus colegas de rede todas as informações e conteúdos pertinentes à plataforma. Essa é a melhor forma de crescer dentro da rede e conseguir a chance que você merece para despontar no LinkedIn.

Como montar um bom perfil no LinkedIn - Conclusão do perfil

Nós temos certeza que depois dessas dicas você vai correr, abrir o seu computador e atualizar o seu perfil no LinkedIn hoje mesmo, aplicando todas as dicas e orientações que compartilhamos na matéria de hoje. É fundamental para o profissional moderno e antenado com as tendências do mercado de trabalho saber que existe uma rede social pensada especialmente para otimizar nossas relações com a desenvoltura de profissões, empresas, cargos e estruturas organizacionais. Conte com o LinkedIn, pois ele também conta com você!

E, claro, conte também com a New Company para ajudar você na tão desejada recolocação. Acesse nosso site www.gruponewcompany.com.br e confira as vagas mais recentes que disponibilizamos para profissionais em diversos segmentos e níveis no Portal do Candidato.

Vai que uma delas está só esperando por você e todo o seu talento e potencial profissional? ;)

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