Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
RAIO-X LEI 6.019/74
BLOG
CONTATO

Trabalho Temporário: a solução mais fácil em tempos difíceis

Home  >   Blog  >   Trabalho Temporário

Gente e Gestão

É natural que o atual momento social e econômico do país reflita no mercado de trabalho e a sua atmosfera de demandas: com tantas contenções em despesas, investimentos, diminuição de patrimônio, redução de equipes e muitos outros elementos que fazem parte de uma empresa consolidada ou que, pelo menos, almeja crescimento e resultados positivos fica quase impossível a avalanche de mudanças e adequações que vão exigir muito jogo de cintura das lideranças para que o desempenho da corporação não saia perdendo.

Contudo, é importante frisar que tempos difíceis exigem soluções práticas e estratégias eficazes que vão abrir novas possibilidades, modelos de negócios, reformulação de processos e, por que não dizer, dar novo sentido às modalidades de contratação, dando mais destaque sim ao Trabalho Temporário (Lei 6019/74) e as intensas e frutíferas vantagens que ele pode oferecer para o empresário e também ao profissional contratado. Até porque é inegável que o mercado se transformou e hoje o espaço mercadológico é compartilhado entre grandes e médios empreendedores, profissionais freelancers, autônomos, microempreendedores individuais (MEIs) e profissionais temporários.

Trabalho Temporário: pessoas comemorando a conquista de emprego temporário.

Sim, há espaço para todos porque tudo é possível e absolutamente nada pode ser desconsiderado quando temos em jogo a boa performance das empresas. Sem elas a economia, que já não anda bem das pernas, não flui. E se a economia não flui, quem dá as caras? Exato, o desemprego.

Recentemente, o IBGE informou que temos a maior taxa de desemprego em 13 capitais nacionais dos últimos sete anos, o que representa a metade das capitais do Brasil em situação dramática acerca da escassez de trabalho. Dados alarmantes que se fazem presentes no cotidiano de todos nós, seja nas prateleiras dos mercados ou na baixíssima oferta-procura por mão de obra – especializada ou não, além, claro dos salários bem aquém da média aplicada em tempos favoráveis e de economia mais estável e lucrativa.

É como dizemos popularmente: Não está fácil para ninguém – mas a gente consegue fazer do limão uma bela limonada, que no texto de hoje também atende pelo nome de Trabalho Temporário, a modalidade trabalhista que dá gás aos profissionais obsoletos mediante às taxas de desemprego citadas, promove o contato com outros profissionais, mantém o seu mercado aquecido e sem nenhum déficit de mão-de-obra e, principalmente, fortalece a imagem e reputação da sua empresa como parte integradora da sociedade, que encontra no Trabalho Temporário uma saída de mestre para driblar as dificuldades econômicas e mantém equipes atuando a pleno vapor, assegurando que profissionais estacionados possam voltar a se movimentar – e, o que é ainda melhor, desempenhando suas habilidades e se dedicando ao seu negócio com foco em estabilizar-se e construir novas pontes entre o mercado e as chances de efetivação, reconhecimento interno e movimentação na carreira.

Nesta matéria nós reunimos as principais vantagens para escolher o Trabalho Temporário como a melhor alternativa de manter sim suas equipes mais enxutas, porém, com total segurança, economia e sem deixar a peteca da produtividade e performance cair. Acompanhe a seguir:

100% dinamismo e flexibilidade


Trabalho Temporário: pessoas trabalhando em uma obra.

O Trabalho Temporário, regido pela Lei Federal nº 6.019 de 3 de janeiro de 1974, é uma forma mais flexível e dinâmica de gerir pessoas, pois trata-se da única modalidade de contratação que possui flexibilidade no prazo de permanência do trabalhador junto à legislação brasileira. Desse modo, o trabalho temporário consegue suprir todas as necessidades que o momento econômico presente exige. E ao trabalhador também é uma excelente opção por não comprometer seus direitos e contribuições trabalhistas, tais como salário equiparado, INSS, aposentadoria e Fundo de Garantia.

Responsabilidade na redução de equipes

O empresário brasileiro sabe bem que a carga tributária no país é uma das mais altas do mundo e fica difícil manter as despesas que ela exige, bem como todos os encargos trabalhistas que o emprego efetivo demanda. Com as várias turbulências econômicas que o Brasil encarou nos últimos anos não foi possível fugir da redução dos postos de trabalho. Equipes que antes contavam com 20 colaboradores se viram compostas por 10, 8 funcionários, por exemplo, e que, indiscutivelmente, acarretam a missão de suprir todas as demandas do setor no qual atuam sem perder em produtividade, performance e resultado. Na teoria é um sacrifício que não pode gerar prejuízo, mas na prática é importante não sobrecarregar os profissionais que ficaram e evitar, dessa forma, a queda de desempenho e até mesmo a perda da qualidade de vida no trabalho, submetendo os times às cargas horárias exaustivas.

Por isso, a contratação de temporários sempre terá a somar, já que implica em menores despesas para o empresário, se destacando na redução de processos de contratação, em comparação com a burocracia padrão da contratação efetiva, permite que empresas não fiquem defasadas mas, ao mesmo tempo, não se comprometam com obrigatoriedade de prazos, encargos trabalhistas previstos em CLT e equilibra as baixas efetivas com o trabalho proativo e tão eficaz quanto dos temporários, que estão cada vez mais qualificados e preparados para encarar a modalidade da mesma forma que o trabalho efetivo é encarado.

Para economizar sem perder

A procura pelo trabalhador temporário, como já mencionamos, favorece exponencialmente a economia do nosso país, em especial se levarmos em consideração que o custo médio para manter um colaborador temporário beira a faixa de 95% acima do seu percentual de salário, que é formado pelas férias, impostos, encargos trabalhistas, décimo terceiro salário entre outros benefícios. Como não implica custo adicional de aviso prévio indenizável, por exemplo, ou multa rescisória de FGTS, o trabalho temporário apresenta, antes mesmo de começar, uma visível vantagem. Por se tratar de um contrato com final estimado – o que está previsto como tempo máximo de contratação o período de seis meses, podendo ser prorrogado por mais três meses se a necessidade continuar - o final da relação será condicionado pelo motivo que justificou a contratação. Caso a justificativa não se mantenha, o contrato é encerrado, a qualquer tempo, e sem nenhum encargo adicional. Não é bem melhor assim?

Contratos mais objetivos e menos burocráticos

O profissional temporário pode fazer parte da sua empresa através de um contrato pelo tempo em que durar a sua necessidade transitória, respeitando o limite máximo de prazo da lei. Antes, este limite era de até três meses, podendo ser prorrogado por mais três. Ou seja, o contrato podia durar de 1 até 90 dias, ou até 180 dias. Porém, desde 2017 a Lei do Trabalho Temporário (6019/74) foi modernizada e o contrato passou a poder durar até 180 dias (6 meses), e pode ser prorrogado por mais até 90 dias, se a necessidade transitória perdurar, totalizando até 9 meses de contrato. Ou seja: você tem mais poder de escolha ao contratar o Trabalhador Temporário sem estar obrigado ao cumprimento de prazos e ficar com ele sob o regime temporário por apenas enquanto durar a sua necessidade (demanda complementar de trabalho na indústria, comércio e serviços, como também para substituição transitória de pessoal em período de férias ou de outros afastamentos legais) . Isso sem falar na diferença enorme quando falamos dos processos burocráticos que envolvem o método de contratação efetivo e o temporário, não só pelas obrigações otimizadas, mas também pela forma mais simples pela qual o contrato entre empresa e trabalhador é formalizado. Com a burocracia saindo por baixo você só tem a ganhar.

Total agilidade em recrutamento, seleção e gestão de pessoal

Mais uma grande e importante vantagem é o recrutamento e a seleção sem custo adicional para a sua empresa. Você, empresário, não precisa envolver suas equipes internas de gestão de pessoal para lidar com tais contratações em caráter transitório, já que o ideal é concentrar esse tipo de processo em empresas especializadas na contratação e retenção dos talentos que estão dispostos ao trabalho temporário, visando novas oportunidades de mercado e até uma possível efetivação. O seu investimento nesse tipo de contratação estará de acordo com a sua necessidade, bem como o tempo que você, inicialmente, vai demandar desse profissional.

Trabalho Temporário: pessoas dando um aperto de mão.

Garantir a diminuição de contratações excedentes também é uma das promessas que a mão de obra temporária traz, junto da praticidade na mobilidade e as contratações em larga escala, uma vez que você pode, graças ao método de contratação mais prático e rápido, incluir 100, 150, 300 profissionais temporários na sua empresa simultaneamente sem que haja nenhum sobrepeso do seu departamento interno de RH, lembrando sempre que é igualmente prático o processo de descontinuidade do profissional temporário. Sem dúvida, o Trabalho Temporário se coloca como alternativa mais viável para atender à demanda de flexibilidade e de rápida mobilização de mão obra.

Vai dizer que depois da matéria você não está olhando a modalidade temporária de contratação com outros olhos? Pois saiba que esse olhar pode fazer total diferença nos rumos que a sua empresa está tomando e nós sabemos perfeitamente como lidar com todas as etapas exigidas pela contratação temporária.

Com experiência de 20 anos em Trabalho Temporário a New Company ajuda a implementar na sua cultura interna a dinâmica de contar com a modalidade para atender suas necessidades em produtividade, excelência, qualidade e resultado, deixando você bem mais tranquilo e seguro para conduzir seus negócios internamente enquanto nós administramos seus temporários com total comprometimento, assertividade e presteza.

Quer saber mais sobre o Trabalho Temporário enquanto agente integrador de mudança e melhoria dentro da rotina de seus times corporativos? Então basta entrar em contato com a gente pelo tel. (11) 3133-2050 que nós vamos trazer para você mais detalhes e muitas outras vantagens que essa grande e potente alternativa pode fazer pela a sua empresa.

20 anos de total comprometimento com empresas e trabalhadores.

Assim é a nossa empresa. Conte com nosso time e seja NEW!

Links Sugeridos

Leia também as matérias abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de trabalho. Clique e confira: