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Gestão por competências

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Objetivos Estratégicos

A Gestão por competências, é uma forma de fazer o gerenciamento dos colaboradores, estimulando-os a desenvolverem suas competências técnicas e comportamentais para ajudar a empresa a atingir seus objetivos estratégicos.

Essa é uma característica fundamental dos negócios de sucesso, que reconhecem e valorizam a importância do capital intelectual para o crescimento da empresa.

Segundo Carlos Carvalho, administrador de empresas e diretor consultor da New Company Empregos, “a gestão por competências influencia a gestão do desenvolvimento e avaliação do capital humano, mas, de forma ampliada, pode também influenciar a gestão estratégica da organização”.

Competências organizacionais são os fatores intangíveis fundamentais da empresa. Organização e seus funcionários se tornam ativos intangíveis quando passam confiança aos investidores em relação aos futuros ganhos tangíveis.

Gestão por competências: equipe discutindo sobre mudanças.

“As competências organizacionais são mais difíceis de serem copiadas pelos concorrentes se comparadas com estratégia de produto ou tecnologia. Portanto, ter excelência nestes recursos ajuda a organização a criar diferenciais, alcançar e sustentar um desempenho de alta performance”, explica Carlos.

Alguns exemplos de comportamentos organizacionais fundamentais para o sucesso das empresas atualmente são:

  • Inteligência de mercado;
  • Conectividade com o cliente;
  • Excelência operacional;
  • Criatividade e inovação;
  • Gestão de talentos;
  • Aprendizagem contínua;
  • Liderança inspiradora, entre outros.

Como contratar talentos usando gestão por competências

Para contar com profissionais bem desenvolvidos em suas funções e comportamentos, é preciso priorizar as competências nos processos de recursos humanos, como recrutamento, treinamento, avaliação, remuneração, etc.

Gestão por competências: aperto de mãos concluindo uma contratação.

No momento da seleção, as competências mapeadas para a avaliação dos colaboradores precisam e devem estar alinhadas com as competências organizacionais e os objetivos estratégicos da empresa, pois elas indicam o que as pessoas devem fazer melhor que os concorrentes.

“Se a organização tem como objetivo estratégico ser uma empresa de alta performance, é importante que as competências técnicas e comportamentais mapeadas favoreçam o alcance deste objetivo. No mapeamento é importante que aspectos culturais (hábitos e costumes) sejam também considerados, pois eles, muitas vezes, direcionam e influenciam o comportamento das pessoas, de um determinado grupo, região ou área geográfica”, reforça o especialista.

Alguns exemplos de competências comportamentais utilizadas na avaliação de colaboradores:

  • Capacidade de criar alianças;
  • Gestão de pessoas;
  • Liderança;
  • Foco em resultados;
  • Visão estratégica;
  • Senso de urgência, entre outros.

Processo seletivo de uma empresa gerida por competências

O processo seletivo de uma empresa gerida por competências oferece melhor compreensão do negócio pelos gestores das diversas áreas, além de possibilidades de nortear as decisões relativas à contratação de novos colaboradores com base no aproveitamento das competências individuais.

É possível avaliar os candidatos com base no perfil de competências exigidas para a posição a ser preenchida, como conhecimentos, habilidades e atitudes. “Assim, há maior aproveitamento dos talentos existentes na organização através de programas de sucessão e seleção interna”, complementa.

5 principais ações de desenvolvimento de competências

Segundo o consultor, dentre as principais ações de desenvolvimento de competências, as principais são as seguintes:

  1. Incremento dos projetos de identificação de talentos, favorecendo o rastreamento e o registro de colaboradores em potencial, assim como a identificação de necessidades de desenvolvimento de competências;
  2. Critérios mais objetivos no encaminhamento de colaboradores para eventos abertos;
  3. Incremento no treinamento a distância;
  4. Estímulo e apoio aos colaboradores que buscam o autodesenvolvimento;
  5. Elaboração de critérios que favoreçam a gestão do conhecimento e a formação de grupos de aprendizagem.

No interior da empresa, os benefícios entregues por uma boa gestão por competências são:

  • Satisfação e motivação dos colaboradores;
  • Melhor retenção de talentos;
  • Produtividade aprimorada;
  • Processos bem definidos e melhor executados;
  • Metas superadas e objetivos alcançados.

Conte com a New Company na gestão por competências

O Grupo New Company oferece novas soluções em Desempenho Empresarial - Gestão de Capital Humano. A empresa atua em parceria com Carlos Carvalho, um profissional com mais de 30 anos de experiência dirigindo iniciativas complexas e eficazes na Gestão de Capital Humano, reestruturação de organizações e racionalização de processos, para tratar as angústias de executivos e empresários e mudar comportamentos desvitalizados dentro das organizações.

Obviamente, o que você viu neste artigo trata-se somente da ponta do iceberg quando o assunto é gestão por competências e existe muito mais a ser explorado.

Se quiser saber mais sobre este ou outros assuntos relacionados ao universo de Recursos Humanos e também sobre a valorização do capital intelectual da sua empresa, conte com a New Company.

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