Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
EVENTOS
BLOG
CONTATO

Gestão de mudanças

 >    >  

Produtividade e Resultados

O mundo passa por transformações diariamente e algumas delas modificam o comportamento das pessoas e o funcionamento de tudo para sempre. No mundo corporativo, surgiram novas soluções tecnológicas, processos inovadores, culturas organizacionais e normas para maximizar a produtividade e melhorar os resultados.

Para acompanhar todas essas transformações é preciso se adaptar, caso contrário a concorrência dispara e, em pouco tempo, a empresa perde competitividade.

Na pior das hipóteses ela pode até deixar de existir por não atender as expectativas e necessidades do novo consumidor, que vive em plena transformação digital, empoderado pelo fácil acesso às informações.

Neste artigo, iremos discorre sobre a importância e necessidade da gestão de mudanças nas empresas. Além disso, será explicado os principais benefícios, as primeiras ações a serem tomadas para adotar a estratégia e quais as práticas necessárias para que a gestão de mudanças seja eficiente e apresente bons resultados. Confira.

Gestão de mudanças: equipe discutindo sobre mudanças.

O que é gestão de mudanças e por que adotar este modelo de gestão

Segundo Carlos Roberto de Oliveira Carvalho, administrador de empresas e diretor consultor da New Company Empregos, a gestão de mudanças é, acima de tudo, uma competência organizacional.

“Trata-se de uma abordagem para gerir o fator humano e sua complexidade nos projetos de mudança da organização. Tem como objetivo gerar um propósito, promover o engajamento e dar um sentido mais amplo às mudanças necessárias e/ou indispensáveis para a empresa”, afirma.

É preciso mudar e, além disso, saber como fazer essa transição ser o menos dificultosa possível. É fundamental, preparar os colaboradores e habituá-los com o que há de novo e como isso será introduzido em sua rotina de trabalho, garantindo, assim, que a mudança aconteça de maneira positiva e traga os resultados esperados.

Quais os principais benefícios para a corporação

Usando a gestão de mudanças, a empresa pode ampliar as chances de os resultados esperados na transição serem atingidos ou até superados. Também é possível avaliar os impactos organizacionais da mudança, identificar oportunidades de excluir modelos antigos ou de implementar novas competências de gestão.

Quanto aos stakeholders, “é possível avaliar o grau de confiança da equipe com o produto do projeto e de programar ações para contornar possíveis resistências travestidas de insegurança”, explica o especialista.

Como adotar este modelo de gestão e ter resultados positivos com eficiência

Para introduzir a gestão de mudanças em seu negócio, a primeira etapa é aprender como executar as mudanças de maneira eficaz.

“Se entendermos as mudanças e, mais importante, tivermos um conjunto de ferramentas, processos e habilidades para executá-las, então poderemos implantar as mudanças com sucesso – independentemente do que elas envolvem”, reforça o diretor consultor da New Company Empregos.

Gestão de mudanças: várias pessoas apertando as mãos.

Além disso, é preciso treinar seu pessoal para ser capaz de planejar, executar e rastrear as atividades de mudanças, especialmente aquelas que envolvem e impactam outras pessoas; “também é fundamental desenvolver um projeto com um plano que permita intervenções pontuais e façam as mudanças acontecerem rapidamente”.

De acordo com Carlos Carvalho, para ter resultados positivos ao adotar e dar continuidade à gestão de mudanças, é importante que o planejamento estratégico contemple as seguintes ações:

  • Formar uma equipe de agentes:
    Principais atores na liderança e gestão do projeto;
  • Estabelecer um plano de comunicação interna:
    Manter os colaboradores informados é fundamental e garante que os motivos da mudança sejam claros;
  • Gerir o impacto organizacional das mudanças:
    Identificar os principais impactos que serão gerados e desenvolver um plano de mitigação destes impactos;
  • Avaliar o nível de prontidão dos colaboradores para a implantação da mudança:
    Clareza dos objetivos, alinhamento da liderança, compromisso, engajamento, motivação e entendimento das vantagens no novo contexto;
  • Treinar os colaboradores:
    Treinamento relevante (informações certas no momento certo para as pessoas certas) para o ambiente de negócios e para as novas funções e responsabilidades dos colaboradores;
  • Introduzir um plano de acompanhamento do progresso do projeto e da implantação da mudança:
    Indicadores de desempenho e reuniões de monitoramento da execução das ações e realização do cronograma para avaliação contínua dos resultados.

É importante definir metas e objetivos que estejam de acordo com a realidade da empresa. Mudanças podem prejudicar toda a produtividade quando acontecem sem programação e sem o preparo necessário.

Por isso, siga os passos acima e não deixe de fazer todos eles de maneira planejada, com ajuda de outros gestores para realmente entender o que e como pode ser mudado.

Agora você já sabe o que é a gestão de mudanças, os motivos que levam a adotar este modelo de gestão, seus benefícios e como aplicar em sua empresa.

Para aprender muito mais sobre gestão de negócios, continue navegando no blog. Se quiser saber como transformar sua empresa, entre em contato com um de nossos consultores.

Links Sugeridos

Leia também as matérias abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de trabalho. Clique e confira: