Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company Google Plus Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
EVENTOS
BLOG
CONTATO

Documentos necessários para contratação

 >    >  

A importância da documentação no processo de contratação

Não é diferente da vida prática. Uma simples busca com o auxílio do número de CPF da pessoa você consegue identificar processos jurídicos, aquisição de bens, matérias nas quais o nome do cidadão apareceu, entre outros. Ninguém está longe dos olhos da jurisdição brasileira, e tal fato nos dá mais confiança e coerência dentro das relações humanas, pois agindo corretamente tudo flui melhor para todos nós, em comunidade.

E se o processo seletivo em si já implica em algumas referências e regras que fazem total diferença na escolha do candidato ideal, o mesmo se segue para a documentação, etapa que define, junto à lei trabalhista, procedimentos de recursos humanos e legitimação da contratação e a conformidade do candidato como pessoa física. É uma via de mão dupla muito benéfica, ética e segura para empregado e empregador.

É comum que a apresentação de documentação talvez não seja encarada como deve ser, afinal, o emprego está garantido, o candidato foi bem em todas as etapas do recrutamento e finalmente conseguiu a vaga tão desejada. Certo? Errado. Ter responsabilidade desde a etapa de validação junto à empresa pode ser uma excelente forma do trabalhador mostrar, de antemão, seu comprometimento inicial antes mesmo de dar seus primeiros passos no novo cargo.

Documentos necessários para contratação

Falando especificamente da metodologia de trabalho que a New Company Empregos segue, nosso processo de admissão implica numa lista de documentos essenciais para que a admissão seja validada com as agências integradoras, órgãos públicos (MTE,INSS, Receita Federal e empresa). Lembrando sempre que estamos falando de documentos importantes e todo cuidado é pouco. Por isso, acompanhe a seguir algumas dicas da New Company Empregos especialmente para você, candidato que acessa nosso portal em busca das melhores vagas do mercado de trabalho e, quem sabe, está bem perto de trazer seus documentos para nós.

Documentos pessoais: atualização é tudo

A apresentação de documentos pessoais, tais como RG, CPF, Carteira de Trabalho, Histórico, Diploma Escolar entre outros vai além da entrega para o departamento de Recursos Humanos. Tenha atenção com a validação de todos esses documentos e o prazo de atualização deles. Caso a identidade esteja perto do prazo de vencimento, confira previamente, antes mesmo do processo seletivo para não prejudicar o prazo que a empresa tem para preencher suas fichas e fazer o procedimento da sua contratação.

Não importa seu status profissional atual, esteja preparado para este momento. Ele chega e rapidamente o leva para a contratação e mão na massa. Mas, sem uma documentação atualizada o RH terá dificuldades em autenticar o processo admissional e pode até optar por cancelar sua contratação. Não dê bobeira!

Fotos 3x4: profissionalismo é a chave

Sabe aquela foto que você tira para colocar no Facebook ou Instagram, cheia de efeitos e detalhes? O lugar dela não é na sua folha admissional, nem nos seus registros de trabalho. Então, desista da possibilidade em apresentar esse tipo de fotografia na etapa admissional. O ideal é sempre ter em mãos pelo menos 03 fotos 3x4 disponíveis, e que também tenham sido feitas recentemente. Trazer uma foto de quando você tinha 19 anos se está com 40 não faz muito sentido e dificulta o trabalho dos profissionais da empresa em encontrar seus documentos, caso façam uma busca específica. Foto de rede social fica em rede social. Fechado?

Título eleitoral: atenção com ele

O título eleitoral é um documento que nós usamos sim para validar o senso democrático e de escolha sob o qual vivemos, mas também é uma comprovação para as autoridades do Estado e a própria sociedade do quão comprometido você está com o seu país. Se você é um profissional que morava em outro estado e seu título ainda não foi transferido, corra atrás disso. Não é bom para a sua situação legal justificar o voto a cada eleição sem um motivo plausível. Se for por conta dessa desatualização, busque-a e mostre para a empresa, que escolheu as suas habilidades para o preenchimento da vaga, que existe uma boa dose responsabilidade em você.

É reservista? Também fique atento

Aos homens, a apresentação do certificado de reservista é uma etapa importante em alguns cargos, apesar de, por lei, não ser essencial. De qualquer forma, o seu comprometimento com as exigências da empresa contratante é importante, vale frisar. Não lembra onde está? Procure e, não encontrando, solicite uma segunda via para o órgão responsável. A contratante precisa saber da sua situação e ter certeza de que você arcou com os procedimentos e encargos cívicos desta condição.

Certidões e documentações escolares: Indispensáveis

Tais documentos e registros são de suma importância para o setor responsável pela contratação e validação de admissão do trabalhador, pois é através deles que o departamento realiza o preenchimento de fichas padrões nesta etapa e também confirma os dados iniciais apresentados no seu currículo, na fase das entrevistas e processo seletivo. Além disso, as certidões de nascimento ou de casamento são comprovações de que você está com sua pessoa física reconhecida e registrada como cidadão brasileiro, enquanto o histórico escolar valida a afirmativa sobre o seu percurso acadêmico. Está aí um dos muitos motivos para não colocar mentiras no seu currículo, menos ainda contar em entrevistas. Viu só?

Filhos, esposas ou maridos? Vamos precisar dos documentos deles

Saber que você possui dependentes é uma parte muito importante do processo de admissão e registro do cargo. A existência de dependentes na sua vida pode influenciar o cálculo de impostos, inclusão em benefícios voltados para menores de idade etc. Não deixe de apresentar as documentações referentes aos dependentes, só quem terá a perder é você, candidato.

Cartão cidadão/PIS: tem que ter

O Cartão Cidadão é o documento que contém o PIS do trabalhador. Sem ele, o contratado precisa resgatar a negativa do PIS, em qualquer Caixa Econômica Federal, não tem desculpa. Para quem ainda não possui o cadastro e está na sua primeira experiência profissional de carteira assinada, a própria empresa contratante fará o cadastro e validação do seu PIS. Por outro lado, a contratante no ato da admissão faz o cadastro do PIS dos profissionais que nunca foram registrados.

Qualificações e certificações (ISO, NRs, cursos etc)

Muitas empresas vão precisar de especificações necessárias para que o profisisonal desempenhe atividades técnicas no cotidiano corporativo. São normas e procedimentos de âmbito internacional, voltados para diversos segmentos: ambiental, gestão da qualidade, indústria alimentícia etc. Estamos falando das ISOs (Organização Internacional de Normalização) e das NRs (Normas Regulamentadoras). A apresentação de certificados de cursos, workshops, especializações diversas, Formação Superior etc, facilitam o processo para contratante e contratado. Portanto, não deixe de apresentar certificados e diplomas quando solicitado.

A New Company Empregos costuma trabalhar com a seguinte listagem, para a maioria das suas contratações:

Documentações - Empresa/Cliente:

  • Fotos 3x4
  • RG + CPF + PIS+ CTPS + Título Eleitoral
  • Registro de Reservista
  • Cartão do SUS
  • Histórico escolar
  • Certidão de nascimento / Casamento
  • Comprovante de residência (atual)

Documentações -filhos (dependentes):

  • Certidão de nascimento
  • Carteira de vacinação (atualizada)
  • Declaração escolar
  • Cartão do SUS
  • CPF

Documentação - esposo(a):

  • Cartão do SUS
  • CPF

Tenha sempre em mãos as cópias destas documentações atualizadas.

Uma vez que o candidato dê total crédito, importância e atenção ao processo de entrega da documentação, levando em consideração todas as nossas dicas e esclarecimentos, a contratação segue seu curso natural e o procedimento seguirá sem nenhuma complicação.

Trata-se de uma etapa que chancela, finalmente, a volta do profissional ao mercado de trabalho sim. Mas, também implica no início de uma nova jornada e o respectivo reconhecimento de que seu talento o trouxe até esta fase, que depende apenas de você para ser um momento de tranquilidade, agilidade e praticidade, não apenas no momento presente como também lá na frente. Com certeza o nosso departamento de Admissão só terá a agradecer – e você a comemorar.

E para quem ainda não chegou nessa feliz fase, que foi tema de hoje no Blog da New Company, a gente recomenda acessar o nosso Portal do Candidato agora mesmo, conferir as vagas do dia e cadastrar seu currículo.

É ele que inicia a sua caminhada rumo à recolocação, tornando cada vez menor a distância entre o reconhecimento do seu talento e a realidade. Pense nisso.

Até a próxima matéria!