Facebook Grupo New Company Instagram Grupo New Company LinkedIn Grupo New Company
VAGAS
PORTAL DO CANDIDATO
HOME
QUEM SOMOS
SERVIÇOS
EVENTOS
BLOG
CONTATO

Como desenvolver um treinamento de RH em sua empresa

 >    >  

Gente e Gestão

A presença do setor de Recursos Humanos (RH) em um empreendimento é primordial, principalmente ao considerar o elo que estabelece entre os colaboradores e a diretoria. Uma vez que as ações desta área possuem um grande impacto para a gestão e planejamento da empresa, medidas como um treinamento de RH podem ter um impacto significativo para melhorias na corporação como um todo.

É algo que está relacionado essencialmente ao fato de que entre as funcionalidades atendidas pela área estão a qualificação, estruturação e recrutamento, além de questões financeiras e burocráticas. Dessa forma, independentemente do setor econômico ou porte da corporação, o departamento de recursos humanos também deve ser alvo de melhorias.

Para que serve um treinamento de RH?

O treinamento de recursos humanos nas empresas, assim como ocorre com outras áreas, visam nas otimizações dos processos. Neste caso, é preciso averiguar as necessidades das corporações, afinal, as estratégias e evoluções conceituais de uma empresa de automação comercial podem ser totalmente distintas de empresas de tradução, o mesmo se enquadra em outros segmentos, pois as técnicas e ferramentas devem ser compatíveis com cada negócio.

Gestão de Pessoas: Coordenadora fazendo uma apresentação para os colegas de trabalho.

Sem dúvidas, é indispensável que os profissionais estejam aptos a detectar, conquistar e engajar os perfis contratados. Para isso, deve existir a potencialização de habilidades, como a negociação de conflitos e o relacionamento interpessoal. Atributos do gênero são interessantes para aprimorar procedimentos de seleção de perfis e de avaliação do desempenho dos profissionais no dia a dia.

Por esse motivo, o treinamento tem como foco a capacitação para que atividades específicas sejam atendidas, porém, o desenvolvimento profissional não deve ser negligenciado, pois são fatores conectados e que contribuem com resultados satisfatórios de forma significativa.

A implementação do treinamento

Primeiramente, é preciso identificar as principais necessidades a serem atendidas, pois a exigência pode estar relacionada tanto com os colaboradores quanto com a gestão em si. De qualquer maneira, a detecção de disfunções contribui com a definição do tipo de treinamento mais adequado, por exemplo, para melhorar a produtividade, habilidades técnicas, entre outras possibilidades.

A grande vantagem de treinamentos, não apenas no departamento de RH, é que o desenvolvimento organizacional, como um todo, é favorecido devido ao aprimoramento das capacidades dos profissionais. Há uma série de técnicas que podem ser aplicadas para treinamento, tais como:

  • Cursos;
  • Workshops;
  • Palestras;
  • Acompanhamento de profissionais especializados.

A seleção do tipo de treinamento dependerá dos objetivos de cada empresa e das necessidades de maior destaque dos profissionais, inclusive do que é mais viável para a empresa, por exemplo, opções presenciais com recursos auxiliares, como quadros de avisos para empresas ou a distância.

Dicas para melhorar os resultados neste setor

É importante que os investimentos sejam constantes em melhorias, pois com medidas como treinamentos, os colaboradores podem se sentir mais motivados e integrados, uma das consequências, é uma melhor performance.

No que diz respeito às otimizações no setor de RH, também é algo relativo, porém, há algumas dicas gerais que podem ser adotadas como a integração da equipe, automação e o planejamento. Esses são aspectos cruciais em qualquer setor e quando são aplicados na área de recursos humanos, é necessário que exista atenção redobrada em cada processo.

Um dos principais pontos é o planejamento, não apenas no que diz respeito aos prazos, mas também a organização de informações e esclarecimento de atividades. Neste caso, é fundamental que a comunicação seja muito clara e que existam margens para imprevistos.

A precisão de feedbacks também deve estar presente, tanto antes e durante quanto após o treinamento, pois é importante que os funcionários tenham direcionamento e reconheçam de fato os objetivos a serem alcançados.

Até porque, é importante que seja definido um posicionamento estratégico por parte do departamento de recursos humanos, que esteja alinhado com os valores, missão e objetivos da empresa. Afinal, a harmonia potencializa o desempenho das áreas de forma geral e sua ausência, em especial no RH, pode dar origem a problemas severos.

De um modo geral, pode-se observar que seja em uma empresa de assessoria em segurança do trabalho ou em qualquer outro setor, o treinamento de RH tem grande importância para o desenvolvimento organizacional como um todo, principalmente para um posicionamento cada vez mais satisfatório dos colaboradores no sentido de produtividade, resolução de problemas, entre outras questões.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Links Sugeridos

Leia também as matérias abaixo e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de trabalho. Clique e confira: